Dia Internacional da Igualdade Feminina: a participação da mulher na indústria e agronegócio

Dia Internacional da Igualdade Feminina

Com um processo de valor em cada semente, a Mendez tem sua história e tradição que se envolve diretamente com a agricultura familiar e a força de trabalho feminino. Com raízes fincadas no coração do Brasil, em pleno solo goiano, valorizamos diariamente quem faz a nossa marca ganhar o país e o mundo. Assim, valorizamos e apoiamos a luta pela igualdade feminina que, com um pequeno esforço nosso, já é praticado e se reflete em cada produto Mendez que chega até a sua mesa.

Aqui na Mendez nossa produção tem participação feminina desde o cultivo das pimentas.

 

Cenário geral

Entre 2004 e 2015, o número de mulheres no agronegócio subiu 8,3%, segundo estudo do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP. Além disso, o nível de instrução acadêmica das mulheres do agronegócio também subiu: a participação das trabalhadoras com ensino superior teve crescimento de 7,6% para 15% no período. Assim como as de ensino médio, que representavam 31% do total passando para 42%.

Ainda há muito o que se conquistar: no cenário geral, as mulheres só representam 28% do efetivo no agronegócio. Na indústria, a taxa é um pouco mais animadora, beirando os 32%. Como empresa e marca empregadora, reconhecemos nosso papel social de fazer diferente todos os dias, em busca do tão sonhado 50%-50%. Até lá, reconhecemos que iniciativas como o Congresso Nacional das Mulheres no Agronegócio, que acontece há quatro anos, tem peso nessa busca por melhores condições de trabalho, salário, qualidade de vida e local de fala. Afinal, lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive produzindo nossas amadas pimentas.

Internamente, a força feminina se faz presente no envase e embalagem dos produtos.

 

Aqui na Mendez

Em nossa produção, a força de trabalho feminina se faz presente em todas as etapas do nosso processo.  A Mendez é uma empresa que preza pela diversidade e igualdade e o nosso "start" começa ainda no campo, onde nossas parceiras agricultoras, com auxílio da nossa engenheira agrônoma, produzem nossa matéria-prima com amor e respeito à natureza. Um cuidado típico da agricultura familiar, que se reflete na qualidade de cada pimenta que produzimos.

Internamente, as nossas colaboradoras com muito carinho e atenção dão seguimento nos processos de higienização, produção, envase e gestão da qualidade. Também temos forte liderança feminina no departamento financeiro e no de marketing onde, com muita agilidade e criatividade, o toque feminino deixa tudo pronto para a etapa final, quando nosso produto chega até seu lar. E assim concluímos um processo de orgulho e admiração em cada etapa.

A Mendez é grata a todas vocês. O caminho ainda é longo e a conquista de uma igualdade de gênero vem em pequenos passos. Honramos com o nosso propósito de cuidado em cada processo. Afinal, somos apaixonados por pimenta e por todas as pessoas nos bastidores delas.

Cadastro de News
Instagram