O consumo de pimenta durante o calor

Em um dia bem quente você trocaria um pote de sorvete por um punhado de pimentas frescas? Se por acaso pareceu loucura essa pergunta, a gente explica que talvez escolher os frutinhos vermelhos seja bem mais eficaz no controle da temperatura: consumir pimenta faz com que nosso corpo aqueça de dentro pra fora (por isso logo o suor vem), mas com essa sensação o corpo entende que está superaquecendo.

Para equilibrar esse aquecimento, seu organismo busca mecanismos para diminuir a temperatura corporal rapidamente, quase como se ativasse um "sistema de resfriamento" natural. Já o sorvete faz o caminho contrário, mesmo que gere um alívio imediato, ele resfria o corpo de dentro pra fora, produzindo calor interno.

A pimenta acelera o metabolismo

O aumento da temperatura corporal acontece porque a pimenta é termogênica, que acelera o metabolismo e faz o corpo queimar gorduras, embora ainda não se possa afirmar que auxilia no emagrecimento. O que pode acontecer, no entanto, é que você sinta menos vontade de comer: em um resumo de 19 estudos, a pimenta reduziu a ingestão de energia em cerca de 300 calorias por dia, o equivalente a cerca de três quadradinhos de chocolate.

Faz sucesso nos países quentes

Para não te fazer ter que escolher entre um dos dois, você pode tomar sorvete e comer pimenta, mas o fato é que o consumo de pimenta é maior justamente em países tropicais e mais quentes. No México, a pimenta chilli está presente em quase todos os pratos da culinária local, já na Índia, a fama da comida picante ganhou o mundo. Tailândia, Etiópia, Bolívia, Jamaica, Tunísia, Peru e Malásia são alguns dos outros países de clima tipicamente mais quente que usam e abusam da pimenta em suas gastronomias.

Viu só? São só mais alguns fatos pra você continuar comendo pimenta, mesmo nos dias mais quentes da primavera e do verão! Qual a sua pimenta favorita para essa época?

Cadastro de News
Instagram