Sal de parrilla: o queridinho dos churrasqueiros

O sal é um dos elementos fundamentais de todas as culinárias do mundo. Existe uma variedade imensa de tipos de sal, como o sal refinado, o sal do Himalaia, e o sal grosso. Porém há um novo queridinho invadindo as cozinhas ao redor do mundo e conquistando o coração de grandes chefs especializados em carne: o sal de parrilla.

Esse tempero é originário dos desertos argentinos, por isso apresentam um nível de pureza elevado se compararmos com os sais brasileiros, que são retirados diretamente dos oceanos. Por conta de sua granulação, é muito utilizado na cozinha de nossos vizinhos sul-americanos, principalmente os uruguaios e argentinos.

Os dois países carregam em seu repertório gastronômico a tradicional Parrilla, originária da região do Pampa, que engloba Argentina, Uruguai e parte do Rio Grande do Sul. Apesar de parecida com nosso churrasco, possui um preparo diferenciado: a lenha ou o carvão são queimados separadamente e a carne é assada somente com o calor das brasas, fazendo com que a combustão não afete o gosto da peça. A Parrilla argentina costuma ser feita com carvão de lenha, já a uruguaia é feita com a lenha, uma diferença que também altera o sabor final da carne.

O sal de parrilla na culinária brasileira

Muito tradicional na cultura gaúcha, o churrasco se faz presente na casa de muitos brasileiros, e costuma roubar a cena durante finais de semana e datas comemorativas. Na verdade, não há tempo ruim para reunir os amigos e acender a churrasqueira.

E é claro que não poderíamos pensar em churrasco sem lembrar do sal! O ingrediente é a peça-chave para uma carne suculenta e cheia de sabor, do jeitinho que gostamos. Por muito tempo usamos sal grosso para o preparo de carnes. O sal fino e a flor de sal também são utilizados, mas cada um de uma maneira diferente. O sal fino serve para temperar as carnes antes de colocá-las na churrasqueira, já a flor de sal é aplicada após o preparo da carne.

Recentemente o sal de parrilla começou a ganhar mais espaço em nosso país e vem aos poucos sendo muito utilizado para substituir o sal grosso, isso porque por ter uma granulação mais fina é melhor absorvido, fazendo com que sua aplicação seja mais fácil e a carne seja salgada uniformemente. Além disso, também é ideal para carnes com tempo de preparo mais rápido.

Como apaixonados por pimenta e sabores de todo o mundo, a Mendez criou uma deliciosa linha de sais de parrilla, que conta com o sabor tradicional e mais três tipos de sais temperados. Está esperando o quê para provar toda essa experiência?

Cadastro de News
Instagram